Caças da FAB podem proporcionar rasante de parlamentares em Paris na semana do feriado

Suspeita no ar – No momento em que o Congresso Nacional anda de lado por conta da instabilidade política que marca o governo de Dilma Vana Rousseff, alguns deputados federais podem esticar a semana de Corpus Christi na bela e badalada Paris. Tudo porque a renovação da frota de supersônicos da FAB retornou à estaca zero. A compra dos caças estava definida pela equipe de Luiz Inácio da Silva, com direito a anúncio antecipado ao lado do francês Nicolas Sarkzoy e da bela e agora grávida Carla Bruni, mas os que agora estão instalados no poder querem rever o processo.

Um lobista que trabalha para os fabricantes franceses de aeronaves convidou alguns parlamentares para um rasante na Cidade Luz, que a partir da próxima segunda-feira (20) será palco do 49º Salão Internacional da Aeronáutica e do Espaço (Paris Air Show), no aeroporto parisiense de Le Bourget, evento que reúne o que há de melhor no planeta em termos de aviação. Momento ideal para fazer a cabeça daqueles que de alguma maneira podem interferir no processo de compra do programa FX-2.

Muito estranhamente, o tal lobista anunciou à boca pequena que o convite partira do Senado francês, mas ao que parece a informação não procede. A reportagem do ucho.info entrou em contato com a Embaixada da França em Brasília para confirmar a informação, mas a assessoria de imprensa da representação diplomática francesa não respondeu às nossas perguntas. O conselheiro de imprensa da embaixada foi acionado para tratar do assunto, mas a nossa iniciativa pode ter causado algum tipo de constrangimento.

Por trás desse eventual convite estariam os fabricantes franceses de aeronaves, que desejam ratificar a confusa decisão tomada na era Lula da Silva. Segundo apurou o ucho.info, o convite feito a alguns deputados partiu do GIFAS (Groupement des Industries Françaises Aéronautiques et Spatiales), entidade do setor que dá suporte a esse tipo de lobby. Se o nome do Senado da França foi usado para camuflar o convite, há algo de muito errado nessa operação.

Coincidência ou não, acontece nesta quarta-feira (15), em Brasília, um evento para o relançamento da Frente Parlamentar da Defesa Nacional, presidida pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP).

No contraponto, o trem aéreo da alegria parte com destino a Paris no próximo final de semana. No bagageiro desse misterioso tapete voador seguem, além do lobby da Dassault (leia-se Rafale), os interesses da norte-americana Boeing, com o modelo F18 Super Hornet; da sueca Saab, com o Gripen NG– projeto que ainda não decolou); e do Eurofighter Typhoon, caça-bombardeiro europeu desenvolvido por um consórcio formado pelas empresas Alenia Aeronautica, BAE Systems e EADS e pelo os governos do Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha. Se confirmado, o Brasil estará diante de mais um escárnio da política nacional.