Congresso de Jornalismo Investigativo vai reunir estrelas como o escocês Andrew Jennings

(*) Dyelle Menezes, do Contas Abertas –

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) promoverá o 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento reunirá, em São Paulo, profissionais que são referência na área. Ao todo serão 73 palestras e cursos, concentrados no eixo temático: jornalismo on-line.

O Congresso deve trazer o que há de mais novo no jornalismo investigativo. “Vários cursos têm a preocupação de trazer realidades de fora do país, com intuito de entender como essas técnicas podem ser inseridas no contexto brasileiro”, explica a diretora-executiva da Abraji, Veridiana Sedeh. “São mais de 100 palestrantes, dos principais veículos brasileiros, tanto a nível nacional, como regionais, além dos estrangeiros”, completa.

Segundo Veridiana, é muito raro que espaços de discussão tão ecléticos aconteçam no meio jornalístico, por isso, a necessidade de perpetuar o aprendido. “A idéia principal é que os participantes se beneficiem dos conhecimentos adquiridos, da interação do momento em prol do jornalismo, das práticas e da democratização das boas ténicas, ou seja, que passem o aprendizado à diante”, ressalta

Atentos aos mega eventos esportivos que serão realizados no Brasil, a organização preparou mesas de discussão voltadas à cobertura de Copa do Mundo e Olimpíadas. A organização teve o cuidado de suprir assuntos que seriam pauta no curto e médio prazo, visando melhorar a qualidade do jornalismo produzido e acompanhar a agenda esportiva.

Autor de “Jogo Sujo – o mundo secreto da FIFA” (“Foul”, no original), lançado recentemente no Brasil, o jornalista escocês Andrew Jennings será destaque entre os palestrantes. O repórter da BBC já publicou cinco livros de diferentes temáticas, traduzidos para 15 idiomas. Sobre corrupção ele apurou uma das mais renomadas polícias do mundo, a Scotland Yard, na área esportiva fez trabalhos sobre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Outros destaques confirmados são: Alexei Barrionuevo, do The New York Times, Ângela Pimenta, da revista Exame, Eduardo Faustini, da TV Globo, e Marcelo Tas do programa CQC, da TV Band. Fundamentos da reportagem, coberturas sobre o crime organizado, técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio de Computador), ferramentas do Google e lavagem de dinheiro também são temas abordados na programação.

No primeiro dia de congresso, o economista e fundador do “Contas Abertas”, Gil Castello Branco, irá ministrar o curso “Investigação de Gastos Públicos”.

As inscrições podem ser feitas até a próxima semana pelo site da Abraji, no endereço www.abraji.org.br, ou no próprio local. Cada participante escolhe as palestras que quer assistir e monta a grade no ato da inscrição. As taxas do congresso são diferentes para estudantes e profissionais. Serão aceitas inscrições no local, mas a preços maiores e sem garantia de vagas.