Nave russa desgovernada se desintegra ao entrar na atmosfera terrestre

progress27_02Mico no ar – Segundo agências internacionais, a Progress, aeronave espacial não tripulada, se desintegrou completamente na madrugada desta sexta-feira (8), ao entrar na atmosfera da Terra sobre o Oceano Pacífico. A reentrada aconteceu às 22h04, horário de Brasília, apenas uma semana após operadores russos perderem o controle do equipamento.

“A nave espacial Progress M-27M deixou de existir às 5h04 de Moscou em 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera foi realizada sobre o Oceano Pacífico central”, informou a agência espacial russa Roscosmos. Ainda não há informação sobre fragmentos.

Algumas horas após a decolagem, no dia 28 de abril, a Progress deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis. A nave deveria ter chegado à Estação Espacial Internacional (ISS) para abastecê-la.

Uma comissão vai investigar as causas do incidente, que pode ter ocorrido no momento de separação entre a nave e o foguete. A perda da nave terá um custo de cerca de 500 milhões de euros, porém não põe em perigo a tripulação da ISS, que dispõe de reservas para vários meses. (Por Danielle Cabral Távora)

progress27_01

apoio_04