Dilma garante nomeação de Flávio Dino na presidência da Embratur no lugar do Mário Moysés

Tira e põe – Depois de uma série de negociações e uma queda de braço com o presidente do Senado Federal, a presidente Dilma Rousseff garantiu a nomeação do ex-deputado federal Flávio Dino de Castro e Costa (PCdoB) na presidência da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo. Sai Mário Augusto Moysés, que há vários anos transita entre a secretaria executiva do Ministério do Turismo e a Embratur.

Dino já tinha sido indicado para o cargo na última quarta-feira, mas o Palácio do Planalto recuou diante de queixas generalizadas do chefe do clã dos Sarney. A quinta-feira foi de intensas negociações e somente no início da noite é que o novo presidente da Embratur foi confirmado. Ontem pela manhã a queda de braço parecia favorável a Sarney, como o ucho.info tinha informado, mas ao longo do dia a situação se inverteu.

Flávio Dino é um adversário dos Sarney e uma liderança proeminente no Maranhão. Vai ter que conviver com o ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), que pelo organograma do governo federal, é seu chefe imediato. Assim como Novais, o presidente da Embratur conhece muito pouco da indústria turística. Novais é um fiel aliado dos Sarney.

O Diário Oficial da União, além da nomeação de Flávio Dino, traz na edição de hoje uma série de exonerações e nomeações. Uma delas registra a posse de Carlos Mário Guedes e Guedes no cargo de secretário-executivo adjunto do Ministério de Desenvolvimento Agrário e a exoneração de Evanilde Pereira de Souza, da chefia da assessoria parlamentar do Ministério das Cidades.

Na Secretaria de Relações Institucionais também aparecem muitas nomeações e exonerações por conta da posse nesta semana da ministra Ideli Salvatti (PT).