Maratona Internacional de São Paulo reunirá 20 mil atletas no próximo domingo, no Ibirapuera

Elite e especiais – A 17ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, a maior e melhor prova do gênero no País, agita o domingo (19) na capital paulista. A prova tem 20 mil participantes e seu ponto alto é a disputa entre os atletas brasileiros e africanos. A primeira largada será às 7h40 (de Brasília) para os cadeirantes. Às 7h50 será a vez da elite feminina. Às 8h25 saem a elite masculina e os demais pelotões.

A Maratona de São Paulo tem o tempo mais rápido feito na América do Sul. Ele foi obtido por Vanderlei Cordeiro de Lima, com a marca de 2h11min19s, na edição de 2002. Em 2010, o queniano Stanley Biwott, de apenas 23 anos, ficou a apenas 2 segundos do recorde. A prova é disputada em três distâncias – 42, 25 e 10 quilômetros – e uma caminhada participativa de 3 quilômetros. A largada é na avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo da Ponte Estaiada, cartão postal de São Paulo.

A chegada da maratona e dos 10 quilômetros é próxima ao Obelisco, no Ibirapuera. Já a chegada dos 25 quilômetros ocorre na Avenida Escola Politécnica, enquanto a caminhada começa e termina na Avenida Jornalista Roberto Marinho.