Previdência tem novo simulador de contribuição e planos têm sete dias para consultas

Aposentadoria e prazo – O Ministério da Previdência Social informou hoje (20) que está disponível na internet uma nova versão do simulador do tempo de contribuição para os segurados do Regime Geral de Previdência Social.

A nova versão do aplicativo faz o cruzamento entre os dados inseridos pelo cidadão e as informações já existentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Caso haja alguma divergência, a pessoa receberá uma mensagem informando que ela deve agendar um atendimento em uma das agências da Previdência para atualizar seu cadastro.

Por meio da simulação, o segurado poderá saber se tem as condições para a aposentadoria e quanto tempo falta para ter direito ao benefício integral. No caso de aposentadoria proporcional, a nova versão do simulador verifica se o usuário tem a idade mínima para poder se aposentar.

Já os beneficiários dos planos de saúde não poderão esperar mais que sete dias por uma consulta com especialistas das áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.

A exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS) às operadoras de planos de saúde foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, por meio da Resolução Normativa 259. As operadoras terão 90 dias para se organizar e se adequar às novas regras.

Para as outras especialidades o prazo de espera será de até quatorze dias. Para consultas e sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas educacionais e fisioterapeutas o prazo de espera terá que ser garantido pelas operadoras em até dez dias.