Morre em SP, aos 78 anos, Mário Chamie, um dos maiores escritores brasileiros e “pai” da Poesia Práxis

Minuto de silêncio – Um dos importantes nomes da literatura brasileira, o escritor e poeta Mário Chamie, 78 anos, morreu neste domingo (3), em São Paulo. Ex-secretário municipal da Cultura (1979-1983), Chamie, que desde a última quarta-feira (29) estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, tinha câncer de pulmão e sofreu uma parada cardíaca na manhã de hoje.

Um dos responsáveis pela criação do Centro Cultural São Paulo e da Pinacoteca do Estado, Chamie tornou-se membro da Academia Paulista de Letras em 1992. Natural de Cajobi, no interior de São Paulo, o também ensaísta Mário Chamie foi criador da vanguarda nova brasileira, o movimento da Poesia Práxis.

De alma criativa e borbulhante, mas sem deixar de lado o perfil de elegante convicto e inveterado, Mário Chamie foi um assíduo leitor do ucho.info, dedicando contínuos e variados elogios, o que sempre nos deixou orgulhosos. O Brasil perde um dos seus maiores intelectuais, que nos últimos meses se afastou dos amigos por causa da doença.

O enterro está marcado para as 9 horas de segunda-feira (4), no Cemitério do Araçá, em São Paulo, mas ainda não há informações sobre o velório.