A longa espera do Uruguai para estar entre as quatro melhores equipes da Copa do Mundo Sub-17

Importância – Na África do Sul, a seleção do Uruguai encerrou longo período de espera para chegar a uma semifinal da Copa do Mundo da FIFA. Foram onze anos. Pois agora, pouco mais de doze meses depois – mais precisamente um ano e dois dias –, a equipe voltará a figurar entre os quatro últimos representantes da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA México 2011. Pela segunda vez consecutiva, estará entre os melhores, como nos bons e velhos tempos.

Dependendo do parâmetro avaliado, a espera pode parecer muito, ou, relativamente, pouco. Porém, no caso de uma seleção bicampeã mundial e olímpica, retornar aos grandes palcos para o Uruguai, depois dessa longa estação certo ostracismo, o momento é uma questão de resgatar o orgulho e fazer valer a alcunha de Celeste Olímpica.

“É algo muito importante, porque são as competições no futebol em que podemos medir nosso trabalho, a condição de nossos jogadores”, afirmou ao “Fifa.com” o técnico Fabian Coito. “Bem, são categorias diferentes, onde se pode ver coisas distintas no jogo, mas cada uma tem sua importância. É a maior competição em cada categoria, então é muito importante estar entre as quatro melhores equipes. Já é difícil jogar um Mundial, já é difícil passar pela primeira fase, e é mais complicado ainda ficar entre os quatro do mundo”.