Vereador do PSol de Porto Alegre condenado por atacar marido de Yeda Crusius

Multa por prisão – O vereador porto-alegrense Pedro Ruas (PSol) terá de cumprir pena de três meses de reclusão, substituída por multa. O parlamentar foi considerado culpado de difamação em ação impetrada pelo professor Carlos Crusius, cuja sentença foi divulgada nesta quinta-feira (7), mas publicada no último dia 4, pela Turma Recursal Criminal dos Juizados Especiais Criminais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Ruas teria acusado sem provas e sem a proteção da imunidade parlamentar a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB). Desde o segundo ano do mandato da ex-governadora, o vereador Pedro Ruas vinha atacando o professor Carlos Crusius, então marido de Yeda. No dia 11 de maio de 2009, durante um programa de entrevistas na TVCOM (Grupo RBS), o vereador afirmou que Crusius desviou dinheiro da campanha eleitoral da governadora em 2006.

O repórter Jomar Martins, do “Consultor Jurídico”, explica que o vereador falou com todas as letras: “Estou afirmando que o senhor Carlos Crusius recebia dinheiro da campanha. Afirmo mais, que ele recebia e furtava da campanha, porque não entrava na campanha. Afirmo isso aqui no programa”.

A suspeita de que dinheiro da campanha do PSDB ao governo do Estado teria sido desviado surgiu durante as investigações da Polícia Federal na Operação Rodin, que descobriu fraude de R$ 44 milhões do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). À época, Crusius chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal assim como Yeda Crusius, mas ambos foram retirados da lista por decisão do Supremo Tribunal Federal.

Para a relatora, juíza Cristina Pereira Gonzáles, as afirmações do vereador foram de cunho pessoal, atingiram a honra do professor e não guardaram relação com o mandato. Segundo a imprensa porto-alegrense, Pedro Ruas deve entrar com Embargos Declaratórios e já planeja um recurso ao Supremo Tribunal Federal por se tratar de questão constitucional — a inviolabilidade do mandato de vereador.