9 de Julho

(*) Arnaldo Jardim –

A construção de uma democracia sólida e duradoura não é feita apenas por vitórias. Muitas vezes, a derrota nos traz lições, semeia valores, ideais e princípios que germinam e são capazes de mudar os rumos de uma Nação.

Com esse sentimento comemoramos mais um aniversário da Revolução Constitucionalista, no dia 9 de julho. Demonstração clara de que a nossa democracia não é uma ficção; foi construída ao longo de uma história de luta, dedicação e heroísmo.

Espírito bandeirante. O levante paulista procurava garantir a volta dos direitos civis, defendendo a promulgação de uma Constituição resultante de um processo democrático. Mesmo com o apoio maciço da população, o movimento constitucionalista sucumbiu.

Porém, a derrota militar se transformou em vitória política, pois o término do conflito marcou o início do processo de redemocratização no País. A ousadia paulista foi vitoriosa!

Locomotiva do Brasil. Ao longo dos anos, as armas de 1932 foram substituídas pelo conhecimento e o empreendedorismo, seja na indústria, na agricultura ou no setor de serviços, que transformaram São Paulo na força motriz da economia brasileira.

Todavia, nem só de superlativos positivos vive o nosso Estado. Os desafios são comparáveis ao tamanho de sua importância, que convive com problemas como a escassez de empregos, de segurança, de educação, habitação e saúde.

Assim, o desafio é promover um Desenvolvimento Sustentável.

Para isso, é preciso:

– Discutir como manter a vanguarda do conhecimento, com a atualização das nossas universidades, o apoio a inovação tecnológica, o fortalecimento da educação técnica – tecnológica.
– Saber aprender com as oportunidades que vêem com a exploração do Pré-Sal, para que finque raízes, abra esta nova seara tecnológica – industrial.
– Cumprir a ousada da Política Estadual de Mudanças Climáticas que deve impor um novo parâmetro para os setores de energia e de transportes em nosso Estado.
– Construir a Economia Verde ou Economia de Baixo Carbono.
– Aperfeiçoar a administração pública para que, permanentemente, busquemos a excelência no atendimento aoCidadão!

O Futuro de São Paulo. Estas são as questões que mobilizam os paulistas, os brasileiros que em São Paulo trabalham e vivem!

Neste sentido, homenageio o dia 09 de julho, juntamente com o deputado Dimas Ramalho, promovendo o Seminário: “O Futuro de São Paulo”, que contará com a presença do governador Geraldo Alckmin.

São Paulo, por seu tamanho, pela importância econômica, para fazer jus a sua história aguerrida e empreendedora, deve, nos os trilhos da Justiça Social, da Ética e do Desenvolvimento, continuar a ser a “Locomotiva do Brasil”.

(*) Arnaldo Jardim é deputado federal pelo PPS de São Paulo.