Lula e Dilma Rousseff adotam silencioso obsequioso diante do protesto dos metalúrgicos em SP

Nada com o tempo – Muito estranhamente, o Palácio do Planalto não se manifestou sobre o protesto de metalúrgicos do ABC paulista, que na manhã desta sexta-feira (8) interromperam parte da Via Anchieta. Impedidos pela Justiça de realizar a manifestação, os metalúrgicos ignoraram a determinação e judicial e provocaram congestionamento na rodovia que liga a cidade de São Paulo ao litoral sul do estado.

De acordo com a CUT, que comandou o movimento, os metalúrgicos protestaram contra a importação de veículos e pela manutenção dos empregos. As montadoras, que já sentem a os reflexos da enxurrada de carros importados, têm antecipado as férias dos trabalhadores, como forma de não elevar o estoque.

A importação de veículos tem sido beneficiada pela valorização do Real frente à moeda norte-americana, privilegiando os modelos do mercado asiático, em especial os da China. Não faz muito tempo, o então presidente Luiz Inácio da Silva abusou da sua porção profética e classificou a China como economia de mercado. Representante histórico dos metalúrgicos, Lula ainda não saiu em defesa de seus outrora liderados.

É preciso lembrar que desde a sua chegada ao poder central, Lula se afastou covardemente da classe trabalhadora, dela se aproximando apenas em época de eleição. Cabe destacar que nada é mais direitista do que um representante da esquerda no poder. E Luiz Inácio da Silva é a prova maior dessa tese. Como disse certa feita um conhecido e boquirroto filósofo de botequim, “nunca antes na história deste país”…