Sorteio dos grupos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 será realizado no Rio, no dia 30

Expectativas – Um evento que vai decidir o trajeto de nada menos do que 166 seleções e que será realizado no único país que soma cinco títulos mundiais definitivamente merece ter convidados especiais. No Brasil, afinal, não faltam ícones do futebol, e uma amostra diversificada deles foi convidada para participar do Sorteio Preliminar para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na função de assistentes.

Serão sorteados no dia 30 de julho, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, os grupos das eliminatórias de cinco regiões: África, Américas do Norte, Central e Caribe, Ásia, Europa e Oceania. A fase classificatória da América do Sul é disputada em formato de turno e returno e, portanto, não necessita de sorteio.

Para cada uma dessas regiões, foram escolhidas duas personalidades de diferentes gerações do futebol brasileiro, que ajudarão o Secretário Geral da Fifa, Jérôme Valcke, a levar a cabo o sorteio.

O capitão da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul/Japão 2002, Cafu, estará lado a lado com a atual sensação do futebol do país e fortíssimo candidato a fazer parte da equipe brasileira em 2014, o santista Neymar, para sortear os grupos da Zona Africana.

A definição da Zona Asiática terá um representante mais do que especial: além de ser um dos maiores jogadores da história, Zico ainda tem em seu currículo um vínculo estreito com um país da Ásia, o Japão. O Galinho de Quintino atuou lá nos últimos anos de sua carreira e acabou se tornando um embaixador do desenvolvimento da modalidade no país – cuja seleção viria a comandar na Alemanha 2006. Ao seu lado, outra nova estrela que atua no Brasil e já chegou à Seleção principal: o são-paulino Lucas.

Uma verdadeira instituição da história do futebol do Brasil participará da definição dos grupos da CONCACAF: Mário Jorge Lobo Zagallo, campeão mundial como jogador na Suécia 1958 e no Chile 1962, como treinador no México 1970 e como coordenador técnico nos Estados Unidos 1994, ajudará no sorteio, ao lado do jovem Felipe Bastos, de 21 anos, um dos destaques do Vasco da Gama campeão da Copa do Brasil de 2011.

Dois atacantes talentosos serão os assistentes do sorteio da OFC: Bebeto, campeão do mundo em 1994, e um dos grandes nomes do Brasil que terminou em quarto lugar na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA México 2011, Lucas Piazon.

Um companheiro de Piazon na Seleção Sub-17, o flamenguista Adryan, participará do evento que sorteia os grupos das eliminatórias europeias e terá a seu lado ninguém menos do que Ronaldo Luiz Nazário de Lima, o “Fenômeno”, o maior artilheiro da história das Copas do Mundo da FIFA.

Os olhos do mundo do futebol, pela primeira de algumas vezes nos próximos anos, estarão todos voltados para o Brasil, e já está claro que não faltarão grandes nomes para dar brilho ao Sorteio Preliminar. As informações são do “Fifa.com”.