Brasil surpreende e fica em primeiro lugar no Grupo, após vitória de 4 a 2 sobre o Equador

Jogo no sábado – O encerramento da primeira fase da Copa América 2011 teve gols, emoções e surpresas no Grupo B. O Brasil, que havia começado a campanha de forma hesitante, venceu o Equador por 4 a 2 em um encontro eletrizante e garantiu a liderança da chave, enquanto a Venezuela, que por um momento parecia derrotada diante do Paraguai, achou um empate heróico que lhe valeu o segundo lugar.

Dois gols de Alexandre Pato, dois de Neymar e dois de Felipe Caicedo. O encontro entre brasileiros e equatorianos, que terminou com uma emocionante vitória da seleção canarinho, foi um show para os atacantes que, curiosamente, não haviam balançado as redes nas partidas anteriores. Apesar de dar adeus ao torneio, Caicedo teve o gosto de comemorar de forma particular: correu até as câmeras para mostrar a sua caneleira, onde levava escrito o nome da namorada.

Apesar dos dois gols de vantagem que tinha quando faltavam cinco minutos para o fim da partida, a seleção paraguaia deixou o jogo contra os venezuelanos escapar de forma incrível. O Paraguai vencia por 3 a 1 em Salta, graças a Antolín Alcáraz, Lucas Barrios e Cristian Riveros, mas relaxou nos instantes finais e permitiu que Nicolás Fedor e Grenddy Perozo empatassem. Parecia uma repetição da partida de domingo contra o Brasil, quando Fred igualou em 2 a 2 no finalzinho. “Hoje demos um passo para trás, até deveríamos ter perdido”, reconheceu mais tarde o técnico Gerardo Martino, visivelmente preocupado, apesar da classificação da sua equipe.

Após dois dias de descanso, a Copa América volta à ação no próximo sábado (16), com os primeiros compromissos pelas quartas de final: Colômbia x Peru e Argentina x Uruguai. No domingo, será a vez de Brasil e Paraguai e Chile e Venezuela.