Dois extremos se encontram para decidir o Mundial Feminino de Futebol na Alemanha

Japão e EUA – Após cerca de três semanas de grandes espetáculos no maior evento do futebol feminino do planeta, o título deverá ir para as mãos de japonesas ou americanas, que venceram nesta terça-feira seus confrontos pelas semifinais da Copa do Mundo Feminina da Alemanha 2011. No aniversário de dez anos do Dia Contra a Discriminação da FIFA, o Japão garantiu a sua primeira participação na final do torneio, enquanto os EUA tentarão conquistar o cobiçado troféu pela terceira vez.

As atuais campeãs olímpicas e primeiras colocadas do Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola mostraram muita objetividade e eficiência e derrotaram a França por 3 a 1 em Mönchengladbach. Justamente no momento em que as francesas estavam começando a se encontrar na partida, depois de terem anotado o gol de empate, Alex Morgan e Megan Rapinoe saíram do banco de reservas e deram um novo fôlego para os EUA. Além disso, uma cabeçada perfeita de Abby Wambach recolocou as americanas em vantagem contra as corajosas comandadas do técnico Bruno Bini.

Enquanto isso, o Japão atuou de forma impecável tanto tática quanto tecnicamente em Frankfurt e conseguiu superar as suecas, que começaram com muita vontade, mas acabaram demonstrando um certo cansaço. Depois de um passe errado de Homare Sawa, Josefine Oqvist abriu o placar para a Suécia, mas Nahomi Kawasumi deixou tudo igual e a própria Sawa virou a partida no segundo tempo. Poucos minutos depois, Kawasumi marcou o terceiro gol japonês. Foi um resultado amargo para a seleção escandinava, que perdeu Caroline Seger, uma das suas principais atletas, poucos minutos antes do pontapé inicial devido a uma contusão na panturrilha.

Tudo indica que teremos um confronto de alta qualidade no próximo domingo (17) em Frankfurt. Será um duelo entre duas seleções muito fortes, mas com estilos de jogo bem diferentes. Enquanto as americanas contam mais com a força e a velocidade, as japonesas confiam na técnica e no toque de bola.