Após endossar a corrupção nos Transportes, Lula elogia a sucessora Dilma para escapar da culpa

Saída à francesa – Durante o período em que ocupou o Palácio do Planalto, Luiz Inácio da Silva abusou do serpenteio discursivo para escapar dos escândalos de corrupção protagonizados por seus comandados. Lula sempre se dividiu entre dizer que não sabia das barbáries cometidas pelos companheiros e afirmar que se tratava de invencionice da oposição. Considerando que o tempo é senhor da razão, as mazelas da era Lula agora começam a surgir em capítulos regulares.

Durante evento na Fiesp, na noite de segunda-feira (18), quando foi homenageado por empresários, Lula elogiou o comportamento da sucessora Dilma Rousseff diante das denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes e em órgãos subordinados à pasta. “Ela (Dilma) se saiu bem como em qualquer outra situação”, declarou um apressado Lula, que após visitar uma exposição de fotografias seguiu para um jantar em sua homenagem.

Lula pode fazer a declaração que quiser sobre qualquer assunto, mas não se pode esquecer que Alfredo Nascimento, que foi ejetado do Ministério dos Transportes na esteira de denúncias de superfaturamento de obras e cobrança de propinas, serviu ao então presidente durante longos anos. O mesmo aconteceu com o diretor afastado do DNIT, Luiz Antônio Pagot.

Quem foi ao evento na Fiesp não poderia esperar de Lula declaração diferente, pois a corrupção que tomou conta do Ministério dos Transportes faz parte do amaldiçoado espólio deixado àquela que o substituiu no poder central, a quase calada Dilma Rousseff. E qualquer crítica de Lula à sua sucessora seria uma espécie de tiro no pé.