Equipe brasileira de pentatlo quer estar no pódio da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares

Treinamento – Há quatro anos treinando firme e sem interrupções, a seleção brasileira masculina de pentatlo militar quer conquistar um dos três lugares do pódio da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares. Formado por seis atletas do Exército – capitães Lira e Reolon, tenentes Torres e Cabral, sargento Maurir e cabo Sales -, o grupo garantiu recentemente dois títulos importantes para o País. Em maio deste ano foram campeões por equipe da etapa européia da modalidade, na cidade de Lecci, na Itália. E, em junho, repetiram o feito, conquistando o primeiro lugar no Campeonato dos Países Nórdicos, na Finlândia.

O pentatlo militar é composto por cinco provas distintas: tiro, pista com obstáculo, natação utilitária (com obstáculos), lançamento de granada e corrida cross country. As atividades são praticadas pelos militares durante a rotina de trabalho. As competições são individuais e em equipes de até seis atletas. Os quatro melhores marcam pontos para as equipes e os dois piores são eliminados.

A meta da equipe brasileira é superar – ou peno menos se equiparar – ao desempenho dos militares da China, país que desde a edição de 1995 dos jogos é líder da modalidade. Na prova de tiro, realizada no Complexo de Tiro Esportivo da Vila Militar, em Deodoro, no domingo (17.07), os brasileiros tiveram resultado total por equipe de 200 pontos. Na disputa parcial, ficaram em sexto lugar, 70 pontos atrás dos chineses.