Faro do artilheiro Luis Suárez ajuda o Uruguai a passar pelo perigoso Peru na Copa América

História construída – Em uma edição duríssima da Copa América, verdadeiras batalhas campais têm feito jus ao discurso dos treinadores de que as partidas são decididas nos “detalhes”. Pois no equilibrado e intenso confronto entre Uruguai e Peru, pelas semifinais do torneio, na noite de terça-feira (19), fizeram a diferença o faro de gol e o talento do artilheiro Luis Suárez.

O atacante anotou os dois gols na vitória da Celeste, que retorna à decisão da Copa América com sua equipe principal pela primeira vez em doze anos, desde o vice-campeonato do torneio continental na edição de 1999. Ciente do momento especial por que passa a equipe e de sua contribuição para tanto, o atacante fez questão de reservar uma das bolas utilizadas nesta semifinal, como um souvenir valioso.

O centroavante Jose Guerrero, do Peru, destacou que sua seleção sai do torneio com a cabeça erguida, depois de ter dado trabalho a todos os seus adversários e surpreendido a Colômbia nas quartas de final. Fato é que o torneio só confirmou essa subida de produção de uma equipe que havia perdido apenas duas de suas últimas 16 partidas, até o choque com os uruguaios e levou apenas quatro gols em seus últimos dez jogos. Trata-se de uma defesa forte, que, no entanto, só não conseguiu encontrar um modo de frear Suárez, autor de três desses quatro gols sofridos pelos adversários.

Por 45 minutos, os peruanos se desdobraram e conseguiram conter o ímpeto do jogador do Liverpool, que se mostrou muitas vezes irritado em campo, contestando marcações da arbitragem e levando até mesmo um cartão amarelo por uma falta no meio-campo. Na volta do intervalo, porém, por um instante de descuido, ele apareceu para desequilibrar a partida. “Foi um jogo muito duro no primeiro tempo.

“O Peru adotou uma postura muito defensiva e só nos restava converter alguma chance de gol, mas não tivemos oportunidades tão claras. No segundo tempo, fomos mais contundentes e chegamos ao gol cedo, o que abateu o Peru e nos ajudou”, afirmou o atacante, já bem mais tranquilo na saída do gramado, após ser substituído aos 71 minutos. Nada como ver a rede balançar para um goleador se acalmar. As informações são do “Fifa.com”.