Uruguai, melhor time da Copa América, chega ao título com vitória sobre a retranca paraguaia

Premiação dominada – O Uruguai recuperou definitivamente o seu posto entre as potências do futebol mundial. Neste domingo, no Estádio Monumental de Núñez, a seleção celeste fez o que o Brasil não conseguiu: venceu facilmente a retranca armada pelo Paraguai, por 3 a 0 (com um gol de Luis Suárez e dois de Diego Forlán), e sagrou-se campeã da Copa América.

Com a conquista, o Uruguai se ratifica como o país mais bem-sucedido na Copa América, com 15 títulos – o último troféu havia sido levantado em 1995. A Argentina tem 14, e o Brasil, oito. Já o Paraguai ficou com a segunda colocação em solo argentino com uma campanha curiosa: não venceu um jogo sequer, eliminando brasileiros e venezuelanos nos pênaltis.

A ressurreição do futebol uruguaio começou antes mesmo da Copa América. A seleção sul-americana foi a quarta colocada na Copa do Mundo do ano passado e teve o melhor jogador do torneio, Diego Forlán. Em 2011, comemorou o vice-campeonato do Mundial Sub-17 e a presença do Peñarol na final da Copa Libertadores da América, perdida para o Santos.

Os uruguaios ainda dominaram a premiação que se seguiu à grande final, com o troféu Fair Play, o de melhor jogador jovem – Sebastián Coates – e o de melhor do torneio, para Luis Suárez. O peruano Guerrero foi o artilheiro da competição, com cinco gols, e o paraguaio Justo Villar foi eleito melhor goleiro. As informações são do “Fifa.com”.