Aeroporto do Rio será fechado no próximo sábado para o sorteio das eliminatórias da Copa de 2014

Show de desmandos – Pela proximidade com a Marina da Glória, onde acontecerá o sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, o Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, ficará sem funcionar das 14h às 18h do próximo sábado (30). Os 42 voos marcados para o local serão transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na zona norte da capital fluminense.

De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a medida atende a um pedido do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL), que entende que o ruído provocado pelas aeronaves que chegam e saem do charmoso e histórico aeroporto carioca e possíveis interferências atrapalhariam a transmissão do evento para mais de duzentos países.

A cerimônia é considerada pela FIFA como o “pontapé inicial” da Copa, que acontece daqui a três anos. Segundo a Infraero, a decisão de interromper o tráfego de aviões no Santos Dumont foi tomada após reunião com integrantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e representantes das companhias aéreas. Apesar de não receber voos no período determinado pelo Comitê Organizador da Copa, o terminal de passageiros do Aeroporto Santos Dumont funcionará normalmente no próximo sábado, durante as quatro horas de paralisação.

Trata-se do primeiro desmando envolvendo a Copa do Mundo, que promete ser alvo de uma enxurrada de transgressões por parte dos ocupantes do poder. A interrupção das operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont acontece no último dia das férias do meio do ano, ocasião em que muitos brasileiros voltam para casa. Fora isso, as autoridades simplesmente ignoraram os sérios e constantes problemas que marcam o cotidiano caótico dos aeroportos brasileiros, os quais já mereceram críticas do secretário-executivo da FIFA, o francês Jérôme Valcke.