Dez modalidades – Em sua terceira edição, a principal competição estudantil de esportes adaptados do País ganha mais evidência e promete cumprir o objetivo de revelar novos talentos para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Este ano, as Paraolimpíadas Escolares contarão com a presença de cerca de 1.200 atletas e 600 membros de equipes técnicas.
O número de participantes supera o da edição de 2010, que foi de cerca de 800 atletas. As provas acontecerão no Clube Espéria, no Centro Olímpico e no Parque Anhembi, em São Paulo, entre os dias 26 e 31 de agosto.
Serão disputadas dez modalidades, divididas em seis dias de competições. Os atletas estudantis participarão de provas de atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Pela primeira vez, os estados do Ceará e Piauí integrarão a lista de participantes. No total, 24 estados terão representantes na competição deste ano. Apenas Amapá, Roraima e Tocantins não participarão das Paraolimpíadas Escolares 2011.