A rotina de vereadores em Brasília: de dia, canelas brancas de fora no shopping, à noite todo gato é pardo

(*) Arthur Monteiro, especial do ucho.info –

Nem bem saiu da casca, o PSD de Blumenau mostrou que tem juízo. Fechou questão e orientou a bancada a votar pela manutenção do número de vereadores com assento na Casa: quinze cadeiras e nada mais.

Repercutiu nacionalmente a campanha publicitária feita em Jaraguá do Sul contra o aumento do número de vereadores. Em outdoors espalhados pela cidade a sociedade rejeitou o inchaço na Câmara.

E aproveitando o assunto: é vergonhoso o comportamento de alguns vereadores em suas desnecessárias viagens a Brasília: além de parasitarem nos apartamentos dos deputados, estes salteadores de geladeira, ainda conseguem notas fiscais frias de hospedagem de modo a serem ressarcidos pela fazenda municipal.

A desfaçatez não para por aí. A bordo de seus indefectíveis chinelos “Rider”, os caras-de-pau passam os dias a desfilar suas canelas brancas pelas quadras e shoppings da cidade. E à noite? Todos os gatos são pardos… Uma semana depois, lépidos e fagueiros, com baterias carregadas voltam para casa e arrotam audiências ministeriais que nunca aconteceram.

Tempos atrás abortamos a Operação Shakira. Vereadores de uma cidade litorânea de Sana Catarina armaram audiências numa sexta-feira para emendar com o sábado, quando a cantora colombiana se apresentaria aqui na Capital (Brasília). Para maior azar dos espertinhos choveu sem parar naquele final de semana. O show foi adiado, mas os contribuintes pagaram para os bacanas ficarem três dias fazendo guerra de travesseiros, trancados no hotel.