FIFA anuncia datas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, que serão realizadas no Brasil

Críticas minimizadas – A FIFA anunciou nesta quarta-feira (27) as datas de abertura e encerramento da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Já a Copa das Confederações ocorrerá entre os dias 15 e 30 de junho de 2013.

O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, e o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva concedida na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, palco do Sorteio Preliminar marcado para o próximo sábado (30).
Já as cidades da abertura e da final da Copa 2014 no Brasil serão conhecidas somente em outubro, após reunião do comitê executivo da FIFA em Zurique. Na ocasião, a entidade também anunciará as cidades-sede dos jogos da Copa das Confederações. “Há muitos rumores sobre o jogo de abertura da Copa 2014, mas são apenas rumores, porque isso ainda não foi definido”, disse Valcke.

Os dirigentes da FIFA procuraram minimizar recentes declarações sobre o andamento das obras necessárias à realização da Copa no Brasil. Segundo o presidente da entidade, Joseph Blatter, é “tarefa” da FIFA chamar a atenção do país-sede para a evolução das obras. No entanto, disse Blatter, o governo brasileiro e as cidades-sede estão confiantes no sucesso do evento em 2014.

“O Brasil é a sétima economia do mundo e a previsão é que chegará à quinta posição antes de 2020. Foi o país que menos sentiu os efeitos da crise econômica de 2008. Tenho plena confiança que o Brasil e a FIFA vão oferecer um espetáculo perfeito no país do futebol”, afirmou.