Dilma demite Nelson Jobim e chama o embaixador Celso Amorim para comandar o Ministério da Defesa

Olho da rua – O ministro Nelson Jobim, da Defesa, chegou há instantes em Brasília, onde se reunirá com a presidente Dilma Rousseff. No Palácio do Planalto, Dilma sacramentará a demissão de Jobim, que viu sua permanência no governo ir pelos ares depois de críticas feitas às ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

O ministro nega, mas há semanas que ele vinha desafiando a presidente da República, como se quisesse deixar a pasta. Com viagem ao Nordeste agendada para sexta-feira (5), Dilma Rousseff pediu a Jobim para antecipar o retorno de sua viagem ao Amazonas, onde, na companhia do vice-presidente Michel Temer e do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, participou de evento de lançamento de programa de defesa de fronteira com o governo colombiano.

Nelson Jobim será substituído por Celso Amorim, ex-ministro de Relações Exteriores durante a era Lula da Silva. É importante frisar que, como chefe do Itamaraty, Celso Amorim protagonizou fiascos diplomáticos memoráveis, como o caso do golpista hondurenho Manuel Zelaya. A chegada de Amorim ao Ministério da Defesa deixa evidente a influência de Lula na administração de sua sucessora, não sem antes mostrar que o ex-presidente é dono de personalidade histriônica.