Promessa de greve por conta de acordo coletivo ameaça início do campeonato de futebol italiano

Contrato – A temporada do Campeonato Italiano está marcada para começar em 27 de agosto, mas os capitães das equipes assinaram uma carta ameaçando entrar em greve se o acordo coletivo entre a Associação de Jogadores (AIC) e a Liga Série A não for assinado. Algo parecido acontece na NBA. O acordo da liga de basquete norte-americana expirou ao fim da última temporada e ainda não foi renovado, colocando em risco a temporada inteira. Na NFL, as negociações caminharam melhor e o campeonato de futebol americano vai acontecer normalmente.

Ano passado, o presidente da AIC, Dammiano Tommasi, fez a mesma ameaça, mas voltou atrás após um acordo de última hora. Desta vez, ele garante que os atletas vão ser mais exigentes.

“O acordo anterior foi certificado pela Federação Italiana em dezembro de 2010 e ignorado pelos clubes, o que é inaceitável. A situação atual ameaça os direitos dos jogadores. A Itália é atualmente a única nação no futebol sem um contrato assinado para os jogadores e é hora de resolver essa situação. Além disso, não iremos entrar em campo para a primeira rodada sem a assinatura do contrato coletivo”, garantiu a carta.