Aliados já se articulam para diminuir reflexo de nova crise deflagrada por prisões no Ministério do Turismo

Terreno minado – O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse nesta terça-feira (9), após saber da prisão de 38 pessoas ligadas ao Ministério do Turismo, também comandado pelo PMDB, não acreditar em conspiração contra seu partido. “Tenho certeza que não há nenhum movimento articulado, não há uma teoria conspiratória de alguém que queira derrubar este ou aquele partido”.

Na opinião do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), as constantes denúncias envolvendo diversos ministérios “paralisam o Brasil nesse momento de crise econômica internacional”. “As situações, quando acontecem dessa forma, em cadeia, têm impacto no ânimo, no debate. Mas, mesmo com isso, acredito que não termos dificuldades para continuar as votações na Casa. Mesmo porque, não podemos prejulgar”, disse.

Rossi, que ontem respondeu, pela segunda semana consecutiva, a denúncias de irregularidades dentro do ministério, considera que existe mais fiscalização e informação. “Há uma tendência de que, cada vez mais, haja fiscalização pelos órgãos competentes, e pela imprensa, como uma força que alerta para algumas deficiências no nosso sistema administrativo. Tudo isso gera mais informação do que no passado”, disse.

Em relação ao Ministério do Turismo, Rossi disse confiar na elucidação das denúncias. “Tenho certeza que as coisas nesse ministério, que é conduzido por uma pessoa muito íntegra, o ministro Pedro Novaes, serão esclarecidas da mesma forma que nós esclarecemos aqui.”

O ministro repetiu que as denúncias não representam uma crise política, mas reconheceu que está estudando mudanças para melhorar a atuação da pasta. “Como vocês sabem, a presidenta Dilma é muito severa e, embora não haja nenhuma irregularidade grave em nenhum órgão do ministério, claro que mudanças para melhorar são sempre possíveis”, disse. Entre as alterações, Rossi disse que pretende dar mais voz aos técnicos.

Ao sair da coletiva de imprensa em que falou sobre o levantamento da safra 2010/2011 de grãos, o ministro disse que as denúncias não o abalam e que está “mais firme do que uma rocha”. Na quarta-feira (10), Rossi irá à Comissão de Agricultura do Senado para prestar esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades em sua pasta, agora ampliadas com o suposto envolvimento do seu ex-secretário executivo, que pediu demissão do cargo no último sábado (6). Com informações das agências “Brasil” e “Câmara”.