Campeonato de esgrima em cadeiras de rodas reúne atletas de cinco países em Campinas, no interior de SP

Quatro dias – Na próxima sexta-feira (12), Campinas, uma das mais importantes cidades paulistas, será palco da maior competição das Américas de esgrima em cadeira de rodas. Representantes de Chile, Estados Unidos, Argentina, Brasil e Canadá estarão na cidade para participar do Campeonato Regional das Américas de Esgrima em Cadeira de Rodas, competição que selecionará sete atletas para as Paraolimpíadas de Londres 2012. Quinze esgrimistas representarão o Brasil no interior paulista – oito beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Serão quatro dias de provas, em sete categorias: florete masculino categoria A, florete masculino categoria B, espada masculino categoria A, espada masculino categoria B, espada feminino categoria A, florete feminino categoria A e florete masculino por equipes. O primeiro colocado de cada categoria garante vaga nas Paraolimpíadas de 2012.

Nos dias que antecedem a competição, na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), serão realizados seminários com a participação de técnicos estrangeiros. O objetivo é divulgar o esporte e capacitar profissionais para trabalhar em competições em cadeiras de rodas.