Internautas participam até de roteiros em pesquisas de filmes e programas de televisão

(*) Carlo Iberê, do CineLux

Em tempos de internet, redes sociais e conectividade total, a criatividade é o limite. Veja o que está sendo lançado nos Estados Unidos. Trata-se do FilmFunds, realmente uma fonte inovadora de pesquisa e desenvolvimento de filmes e programas de televisão.

FilmFunds permite que você veja, leia, opine, ou seja participe da elaboração de trailers, roteiros de filmes ou programas de televisão que precisam de ajuda.

Funciona com o associado criando uma página para o seu projeto e disponibilizando uma sinopse de um roteiro de filme ou programa de TV, fotos, seleção de elenco ou mesmo dos figurinos. O próximo passo fica por conta dos internautas-membros, que dizem se gostam ou não.

Quando fornecem “gosta” ou qualquer outra mensagem, os participantes proporcionam um valioso feedback sobre quais aspectos do projeto funcionam ou não. Quando um projeto receber votos suficientes, FilmFunds passa a trabalhar com o cineasta para vender seu trabalho para uma empresa de produção ou distribuição.

Os internautas podem participar em três fases ou categorias:

1: Scripts: ajuda obter financiamento e participa do processo criativo.
2: Filmes na Lata: filmes ou shows que já estão em produção, mas precisam de sua ajuda com marketing e distribuição.
3: Blockbusters: o membro do “clube” que mais “espalhar” o projeto é o primeiro a ver os hits mais recentes do site.

Vários projetos já estão inscritos aguardando avaliação e colaboração. O site ainda está em construção, mas já aceita inscrições via e-mail. Os “convites” estão chegando pelo Twitter.