Resultados do final de semana não alteram tabela de classificação do Campeonato Brasileiro

Empates dos grandes – O São Paulo Futebol Clube poderia ter assumido a liderança no sábado (13), assim como Corinthians e Flamengo tiveram chance de se isolar na liderança do Campeonato Brasileiro, no domingo (14). No entanto, nenhum dos três primeiros colocados conseguiu sair da 16ª rodada com uma vitória: todos empataram seus jogos em 2 a 2 e mantiveram a ponta do Brasileirão como estava, com corintianos e flamenguistas empatados, dois pontos à frente dos são-paulinos.

Quem se aproveitou disso tudo foram duas outras equipes do Rio de Janeiro, Botafogo e Vasco da Gama. Os botafoguenses haviam feito sua parte no sábado ao bater o América Mineiro por 4 a 2. Já o Vasco assumiu uma posição no G-4 ao subir para 30 pontos com uma vitória por 1 a 0 sobre o rival direto Palmeiras em São Januário, graças a um belo gol de falta de Bernardo.

“Eu treino a semana toda. Fico batendo falta, conversando com o Juninho. Mesmo cansado, mesmo não tendo o mesmo condicionamento de quando tinha 25 anos, ele está sempre me acompanhando, conversando comigo e me dando apoio pra eu melhorar. Por isso fico feliz de ter acertado essa”, comentou o talismã vascaíno, que, depois de vir do banco, garantiu a vitória aos 35 minutos da segunda parte.

Tanto corintianos quanto flamenguistas lamentaram a chance perdida de assumir a liderança isolada. As duas equipes saíram à frente, tiveram vantagem sobre Ceará e Figueirense, respectivamente, e cederam o empate em 2 a 2 no segundo tempo. “Podem interpretar que não fizemos mais porque não quisemos ou não conseguimos, mas a verdade é que um líder, um campeão, precisa fazer mais”, apontou Alex, autor do segundo gol, minutos depois de ver a equipe levar o empate, aos 40 do segundo tempo, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

“Falta para nós a eximia eficiência que tivemos no início, quando vencíamos por 1 a 0 porque estávamos ligados o tempo todo. Agora tomamos dois gols em casa, já sofremos três do Avaí. Passamos a tomar mais gols, e não é por culpa do goleiro. Não pode, por exemplo, termos dez jogadores na área do escanteio e deixar um adversário cabecear sozinho. São detalhes que fazem a diferença. Ainda bem, e por sorte nossa, que estamos na liderança”, continuou o meia.

A situação foi similar à do Flamengo, que, em Florianópolis, marcou dois gols com Deivid, mas, aos 25 minutos da segunda parte, sofreu o empate do Figueirense. Nós fizemos 2 a 0 e tínhamos de ganhar o jogo”, lamentou Deivid, que foi a oito gols no torneio. “Infelizmente eles fizeram dois gols que dificilmente nossa equipe toma”, lamentou.