Internacional comemora aniversário do primeiro título da Libertadores e as receitas em caixa

100 mil sócios – Foi há exatos cinco anos, em 16 de agosto de 2006, que o Sport Club Internacional se juntou ao grupo dos campeões da Copa Libertadores da América. Contra o São Paulo Futebol Clube, com triunfo no Morumbi e empate no Beira-Rio, deixou para trás a sina e colocou um gosto amargo na boca dos gremistas, que se vangloriavam pelo título continental que faltava aos rivais.

Mas foi também em 2006 que os colorados conquistaram um título importante: clube milionário do futebol brasileiro, conta o repórter Dassler Marques, do “Terra Esportes”.

Desde a temporada de conquistas na Libertadores e Mundial de Clubes da Fifa, o Internacional se consolidou como o segundo clube com mais receitas acumuladas no País, o que se repetiu em todos os anos seguintes. De 2005 para 2006 aconteceu o marco-zero desse movimento. Uma transformação significativa com crescimento de 119,3%.

“Esse título foi fundamental para tanto crescimento e mais do que as pessoas imaginam. Não foi o título em si, mas a base dessa evolução está associada ao programa de sócios que cresceu muito com o desempenho do time e toda a empolgação que isso gera. O torcedor considera o risco de não ver os jogos no estádio e por isso se associa”, avalia Amir Sommogi, consultor da empresa BDO RCS, especializada em marketing esportivo.

É justamente o quadro associativo com mais de 100 mil integrantes que ajuda a explicar o sucesso financeiro do Internacional a partir do título da Copa Libertadores. “Os títulos tiveram um impacto no interesse dos torcedores a vivenciar tudo in loco e foi algo que evoluiu até 2010”, acrescenta Sommogi, citando o bi da Libertadores. Para ele, o clube gaúcho é exemplo para todos os outros grandes do Brasil.