Como participar – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, lançou o Qualificopa ― programa de qualificação profissional e social que vai oferecer cursos de formação e capacitação no setor de prestação de serviços, como hoteleiro, turístico e gastronômico, a milhares de pessoas em todo o DF até a Copa do Mundo de 2014. Além de ser uma das cidades-sede do evento, Brasília é candidata a receber a abertura do mundial.
O objetivo do Qualificopa é melhorar a qualidade dos serviços prestados no DF, qualificar os trabalhadores para atender a demanda dos setores econômicos, diminuir a taxa de desemprego, aumentar a geração de emprego e renda e criar a cultura de qualificação profissional permanente. A meta é dar oportunidade aos trabalhadores de atualizar seus conhecimentos para que possam entrar, retornar ou se fortalecer no mercado de trabalho.
Neste ano, serão oferecidas 2 mil vagas, em sete cursos: assistente administrativo (336 vagas), camareiro (336vagas), web designer (168 vagas), garçom (448 vagas), operador de rede e teleprocessamento (168 vagas), promotor de vendas (336 vagas) e supervisor de hospedagem (280 vagas). O GDF irá investir, nesta primeira etapa, R$ 2 milhões. A partir de 2012, o Qualificopa deve capacitar mais de 10 mil trabalhadores por ano, até a Copa do Mundo.
O secretário de Trabalho do DF, Glauco Rojas, explicou que “o Qualificopa é um conjunto de iniciativas de qualificação profissional, que utiliza a realização da Copa do Mundo como um estímulo cívico.” O secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, também participou do lançamento do programa.
Para participar, o candidato deve ser morador do DF, ter 18 anos e a escolaridade exigida pelo curso. Para se inscrever é preciso levar cópias e originais dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência no DF e certificado de escolaridade.
O resultado dos selecionados será divulgado no site (www.trabalho.df.gov.br) e nas Agências do Trabalhador. As aulas da primeira turma começam em 5 de setembro e da segunda em 31 de outubro. Os cursos desta primeira etapa serão realizados em Taguatinga e no Plano Piloto. Todos os alunos receberão vale-transporte, uniforme, material didático e lanche.