Quatro mil pessoas deverão ser treinadas para a área de segurança da Copa e das Olimpíadas

Serviço de inteligência – O reforço na quantidade de pessoal e o respectivo treinamento serão pontos centrais na estratégia de segurança para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Mais de 3 mil funcionários devem ser contratados pela Polícia Federal e outros 4 mil servidores de segurança deverão passar por qualificação na área da inteligência.

Os números foram apresentados no Seminário Infraestrutura Turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil, organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na manhã desta quarta-feira (17).

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, disse que os servidores de segurança, mesmo os que hoje não trabalham com inteligência, precisam de um olhar treinado para o tema. “Temos como exemplo Nova York, quando a força de segurança reconheceu risco em um veículo parado na rua e evitou que um ataque terrorista fosse exitoso. Mais de 4 mil servidores deverão ser treinados até o Mundial, para que também tenham esse olhar”, lembrou.

Ao fazer um panorama geral da Polícia Federal, o diretor-geral afirmou que os mais de 3 mil cargos vagos na PF deverão ser preenchidos até a Copa do Mundo. “Não existe reforço adequado de controle nas fronteiras e aeroportos sem investimento em pessoal, tecnologia e treinamento”.