Depois de conquistar a Copa Libertadores, equipe do Santos FC amarga na zona de rebaixamento

“Cobrança normal” – Com uma vitória sobre o Peñarol, do Uruguai, o Santos Futebol Clube ganhou o título da Copa Libertadores da América no último dia 22 de junho. Mas, aquele que poderia ser um ano tranquilo após a conquista do torneio mais importante de clubes da América, que o Peixe não vencia há 48 anos, transformou-se completamente no Campeonato Brasileiro. Sem emplacar uma boa campanha no Brasileirão, os santistas vivem uma crise após quase dois meses do título da Libertadores.

Mesmo com dois jogos a menos em relação a maior parte dos seus adversários, o Alvinegro Praiano está na zona do rebaixamento da competição. O time da Vila Belmiro ocupa a 17ª colocação, com apenas 15 pontos ganhos.

O fato preocupa os jogadores da equipe, como é o caso do veterano lateral esquerdo Léo. “Após a derrota para o Coritiba (na última quarta-feira), foi complicado para dormir. A gente conversa e não encontra a razão dessa fase que estamos vivendo”, disse.

Segundo o experiente camisa 3 do Santos, apesar do recente título da Libertadores, a cobrança da torcida por melhores resultados no Brasileirão deve ser considerada uma situação normal.
“A cobrança é normal. Existe um problema e você não pode fugir. Temos que encarar essa situação de frente. Mas, da mesma forma que sabemos que eles vão cobrar, esperamos ter o apoio do torcedor. Vivemos momentos de glória e agora os resultados não estão acontecendo.

Porém os torcedores estão vendo um time guerreiro, sempre em busca das vitórias. Sabemos das dificuldades que estamos passando, mas com trabalho as coisas vão mudar”, comentou.
O Peixe atravessa uma fase que não foi vivida pelas equipes brasileiras que ganharam a Libertadores recentemente. São Paulo (em 2005) e Internacional (2006 e 2010) não foram campeões da Série A, mas também conseguiram manter distância da zona do rebaixamento.

Em 2005, o Tricolor Paulista terminou o Brasileirão em 11° lugar, sem sofrer com o fantasma do rebaixamento. Já o Colorado foi vice-campeão brasileiro em 2006 e ficou em oitavo no ano passado, sempre se mantendo no bloco dos dez primeiros colocados.

No entanto, assim como o lateral esquerdo Léo, o goleiro Rafael confia na reação santista dentro da competição. “Estão falando que não temos vergonha na cara e que não estamos correndo, mas isso não é verdade. Os torcedores estão certos e podem cobrar. Mas eles precisam entender que estamos passando por uma fase difícil. Vamos passar por isso e crescer bastante no Brasileirão. Podem ter certeza”, encerrou. As informações são da “Gazeta Esportiva”.