Rafaela Silva fica com a medalha de prata na categoria leve no Mundial de Judô

Terceira medalha – Nesta quarta-feira (24), Rafaela Silva ficou com a medalha de prata na categoria leve do Campeonato Mundial de Judô, que acontece até o próximo dia 28, em Paris. Ela garantiu a terceira medalha brasileira na competição, juntando-se a Leandro Cunha e Sarah Menezes, que ganharam na terça-feira (23) prata e bronze, respectivamente. Rafaela é um dos 212 atletas do judô beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta.

A judoca de 19 anos precisou passar por fortes adversárias para chegar ao segundo lugar. Rafaela, que pratica o judô desde os 5 anos, enfrentou, já em sua primeira luta na competição, a atual campeã olímpica, Giulia Quintavalle, da Itália. No segundo combate, a brasileira levou a melhor sobre Concepcion Bellorin, da Espanha, vencendo por ippon. Para atingir as finais, Rafaela venceu ainda os combates contra a medalhista de bronze do último Mundial, Ioulietta Boukouvala, a alemã Miryam Roper e a norte-americana Marti Malloy.

Bruno Mendonça e as bolsistas Ketleyn Quadros, nos 57kg, e Erika Miranda, nos 52kg, também competiram hoje, mas não conseguiram se classificar para as finais. Ketleyn perdeu a luta de estreia contra a japonesa Kaori Matsumoto, atual campeã mundial. Já Erika, venceu, por wazari, a primeira luta, contra Solongo Baatarsaikhan, mas foi desclassificada na luta seguinte, contra a romena Andreea Chitu.

Na quinta-feira (25) será a vez dos atletas da categoria meio-médio. No feminino, o Brasil será representado pela bolsista Mariana Silva; no masculino, por Leandro Guilheiro e Flavio Canto.