Dilma e o ministro Guido Mantega devem anunciar ainda hoje cortes de gastos no Orçamento de 2012

Compreensão – A presidente Dilma Rousseff comanda daqui a pouco a reunião do Conselho Político no Palácio do Planalto. Além de buscar aproximação com as lideranças da base aliada, a presidente quer aproveitar a oportunidade para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresente aos parlamentares um quadro das economias nacional e internacional e as preocupações do governo a respeito do agravamento da crise mundial. Mantega também deve anunciar medidas de aperto fiscal para que o Banco Central inicie, mais rapidamente, o ciclo de redução da taxa básica de juros.

O ministro da Fazenda já disse que o governo havia reduzido a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2011 de 4,5% para 4%. Na reunião no Planalto, ele deverá sinalizar que o resultado poderá ser menor ainda, em 0,2 ou 0,3 ponto porcentual.

O objetivo de Dilma, ao colocar Mantega para oferecer explicações aos parlamentares, dois dias antes de encaminhar ao Congresso Nacional o orçamento para 2012, é mostrar as dificuldades que o País poderá enfrentar caso o governo não mantenha “o cinto apertado”. Com isso, espera obter a compreensão e o apoio dos parlamentares para comprometê-los a não aprovarem projetos que aumentem gastos para o Tesouro, sem o devido respaldo no orçamento.

O Planalto não quer ouvir falar na aprovação de projetos como PEC 300, que propõe piso salarial para bombeiros e policiais; a regulamentação da emenda 29, que amplia os gastos mínimos com ações e serviços públicos de saúde; aumento de salário no Judiciário ou fim do fator previdenciário, nos moldes que está sendo proposta.

O governo está convencido que – e vai dizer isso aos parlamentares – com a crise internacional e seus reflexos mais imediatos, é preciso haver uma contenção de gastos. Mas, em meados 2012, a expectativa é de que esse quadro seja revertido e os investimentos possam ser restabelecidos. Com informações da “Agência Estado” e do site do “Estadão”.