Rodada com empates e clássicos para equilibrar ainda mais o competitivo Campeonato Brasileiro

(Foto: Getty Images)
57 pontos pela frente – Em um fim de semana com oito clássicos locais marcados para fechar o primeiro turno, quem ganhou foi o Campeonato Brasileiro, que parte para a sua segunda metade com uma disputa pelo título muito equilibrada e empolgante, tal como a rodada deste domingo.

Com a vitória do Palmeiras sobre o arquirrival Corinthians, em Presidente Prudente, a distância entre o líder, o alvinegro, e o sexto colocado, o alviverde, é de apenas cinco pontos. Embora não tenham vencido, Flamengo, o segundo, São Paulo, o terceiro, e Vasco, o quarto também puderam todos reduzir em um ponto a desvantagem na classificação, enquanto o Botafogo – que havia batido o Fluminense na véspera – tirou três.

Desta forma, esse sexteto de integrantes do eixo Rio-São Paulo está posicionado numa escadinha de pontos: 37, 36, 35, 35, 34 e 32. Restam ainda 57 pontos em disputa para cada uma dessas equipes. “Esse é o campeonato mais aguerrido dos últimos tempos, está difícil de escapar. Terminou o primeiro turno, e parece que não mudou nada”, disse o técnico flamenguista Vanderlei Luxemburgo.
Foi tudo

A julgar pelas declarações do técnico Luiz Felipe Scolari durante a semana, o clássico diante do Timão apresentava uma situação de tudo ou nada para o Palmeiras, ao menos no que se referia à disputa pelo troféu. Com a vitória de virada por 2 a 1, então, não há dúvidas que a equipe ainda está no páreo, sim, senhor.

Com direito a um legítimo gol de centroavante Fernandão, que estava com o Guarani na Série B. Daqueles que justificam o aumentativo no nome, o estreante recebeu um lançamento na grande área, matou no peito e bateu sem deixar a bola cair, estufando a rede de Júlio César. Antes, no primeiro tempo, o atacante Emerson havia marcado para o Corinthians, ao ver seu cruzamento seguir direto para o gol e o cada vez menos questionado Luan havia empatado para o time de Felipão.

Se uma derrota para o Palmeiras nunca é bem-vinda, os corintianos ao menos podem apontar para a tabela e mostrar que ainda ocupam a liderança, apesar de o time ter vencido apenas duas partidas no mês de agosto, mostrando o quanto sua campanha foi produtiva nas primeiras rodadas.