Congresso quase vazio nesta quinta-feira, pós-feriado do Dia da Pátria e Marcha Contra a Corrupção

Semana morta – As quintas-feiras são comumente esvaziadas, no Congresso Nacional. Nesta quinta-feira (8), não foi diferente. Com raras exceções, a grande maioria dos parlamentares preferiu não dar o ar da graça nos plenários. No Senado, do total de 81 parlamentares, nove marcaram presença logo no início da sessão, por volta das 14h00. Enquanto na Câmara, dos 513 deputados, seis estiveram presentes no começo da sessão nesta tarde. Os que mais tempo permaneceram em plenário foram os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), Aníbal Diniz (PT-AC) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que presidia a sessão.

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Wellington Dias (PT-PI), Jorge Viana (PT-AC) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA) estiveram no plenário por volta das 15h30. Já o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que permaneceu durante a Semana da Pátria em Brasília, marcou presença na manhã desta quinta esvaziada.

Pelo fato de a sessão ser não deliberativa, ou seja, não há votação de projetos, senadores se revezaram nos discursos e apenas os senadores Pedro Simon, Alvaro Dias e Cristovam Buarque haviam se inscrito até as 15h30min. O tema dos discursos, em sua maioria, abordou a Marcha Contra a Corrupção, realizada em Brasília e outras capitais na quarta-feira (7), dia em que se comemora a Independência do Brasil.

O senador Álvaro Dias disse ficou em Brasília no feriado para poder acompanhar a manifestação. “Eu poderia dizer: ‘’Não, estou aproveitando o feriado na quarta para ficar no meu estado visitando os municípios e ouvindo a população’, mas a população não entenderia desta forma, quer nos ver trabalhando”, disse o senador.

“O Brasil vai bem. O que não vai bem são as nossas instituições. O que não vai bem é essa dominação em termos de nosso País na ética, na moral, na dignidade”, disse Pedro Simon.

O plenário da Câmara dos Deputados estava com o característico eco de poucos discursos quando fica vazio. Com sessão também não deliberativa, contou com seis parlamentares presentes no início dos trabalhos, Izalci (PR-DF), Luiz Couto (PT-PB), Osmar Terra (PMDB-RS), Augusto Carvalho (PPS-DF), Sandra Rosado (PSB-RN) e Átila Lins (PMDN-AM), – revezaram-se na presidência da sessão. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) está em Paris, onde participa até o próximo sábado (10) da Conferência de Presidentes das Assembleias do G8.