Fumaça de incêndios ao redor de Brasília paralisa aulas em escolas e interrompe campeonato de balonismo

Brasília esfumaçada – Focos de incêndio aniquilam áreas de preservação ambiental do Distrito Federal, na manhã desta sexta-feira (9). Cerca de 500 militares trabalham desde ontem, quinta-feira (8), para conter as chamas que atingem a Fazenda Água Limpa/IBGE, a Floresta Nacional e o Jardim Botânico.

Ao todo, dezessete viaturas foram disponibilizadas para a ação que já dura quase 24 horas. O 1º Campeonato de Balonismo da Semana da Pátria foi suspenso. Até escolas tiveram as aulas interrompidas devido à grande quantidade de fumaça espalhada pela cidade e à baixa umidade relativa do ar.

Segundo o Major Mauro do Corpo de Bombeiros, as chamas já estão bem menores em relação à ontem, mas ainda não estão controladas. O fogo teria começado por volta de 11h desta quinta-feira (8/9) e já consumiu uma grande área de vegetação. A estimativa da área queimada só será feita após o fogo ser extinto. O Major Mauro informou que os incêndios devem ser controlados ainda hoje. E apesar da proporção, ninguém ficou ferido e não há ameaças às construções.