Enchentes em Santa Catarina atingem quase um milhão de pessoas, 160 mil estão desalojadas

(Foto: Geice Corrêa)
160 mil desalojados – A Defesa Civil confirmou, na tarde de domingo (11), mais uma morte devido às chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias. Ronaldo Novaes, de 19 anos, morador de Laurentino, um dos municípios em situação de calamidade pública, estava em uma embarcação com o irmão quando encostou a cabeça na rede elétrica de alta tensão. A morte ocorreu na última sexta-feira (9).

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 935.932 pessoas foram afetadas, em 91 municípios – cerca de 160 mil estão desalojadas e 15 mil desabrigadas. Oito municípios decretaram situação de calamidade pública e 37 estão em situação de emergência. O governo de Santa Catarina informa que toda a estrutura do estado está voltada ao atendimento das pessoas atingidas. A chuva deve dar uma trégua nos próximos dias, mas a Defesa Civil permanecerá de plantão.

Hoje foram liberados mais R$ 2 milhões do Fundo da Defesa Civil para compra de produtos destinados a atender as necessidades emergenciais da população. No sábado (10) já haviam sido liberados R$ 10 milhões. Segundo o governador Raimundo Colombo (PSD), na próxima semana deverá ser realizada uma reunião com os prefeitos dos municípios atingidos para definir as principais ações a serem adotadas.

O Porto de Itajaí está com as operações suspensas desde a manhã da quinta-feira (8) devido à correnteza do Rio Itajaí-Açu. A superintendência do terminal informa, por meio da assessoria, que ao contrário da enchente registrada em novembro de 2008, o cais e os outros terminais que formam o complexo portuário não foram atingidos pela correnteza, permanecendo intactos e em plenas condições operacionais. Entretanto, o terminal está instalado na foz do rio responsável pelo escoamento de toda a água das enchentes que estão ocorrendo na região do Vale do Itajaí.