Dilma deve acabar nesta segunda com o mistério da escolha do líder do governo no Congresso Nacional

José Pimentel – No meio da manhã desta segunda-feira (12), Dilma Rousseff (PT) comanda mais uma reunião da chamada coordenação política, grupo de confiança da presidente, formado em sua maioria por membros do Parlamento. Ao término do encontro, previsto para o meio-dia, deverá ser confirmado o nome do novo líder do governo no Congresso.

Se nada ocorrer de diferente na reunião, o senador José Pimentel (PT-CE) será anunciado como novo líder do governo no Congresso Nacional. A assessoria de imprensa da Secretaria de Relações Institucionais confirmou o convite feito por Dilma ao senador para a reunião com a equipe do governo.

Pimentel prefere não comentar sua indicação antes que ela seja oficializada pela presidente Dilma Rousseff. A liderança do governo vinha sendo disputada desde que Mendes Ribeiro (PMDB-RS) foi indicado para assumir o Ministério da Agricultura, no mês passado, segundo informou a repórter Júnia Gama, do “Correio Braziliense”.

O PMDB se mobilizou para permanecer com o cargo, mas prevaleceu um acordo interno do PT, da época em que Pimentel foi preterido na escolha da vice-Presidência do Senado e do líder na Casa. Os senadores Marta Suplicy (PT-SP) e Humberto Costa (PT-PE) acabaram ficando com os cargos. Para compensá-lo, ficou acertada a sua nomeação para a liderança do governo no Congresso em caso de vacância.

Desta vez, o preterido foi o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). Seu nome foi levado pelo vice-presidente Michel Temer a Dilma Rousseff. Naquela ocasião, líderes petistas chegaram a afirmar que a vaga aberta ficaria com o PMDB e que não haveria disputas sobre a questão. Com o clima um pouco mais ameno, desenhou-se a consolidação de Pimentel, ex-ministro da Previdência no governo do ex-presidente Lula. A afinidade de Dilma com Pimentel também pesou na escolha, já que, com Castro, há pouco contato.