Flamengo perde outra partida e se afasta da liderança; Grêmio vence o São Paulo FC por um gol

(Foto: Lancenet)
Endureceu o campeonato – O São Paulo Futebol Clube entrou em campo dependendo apenas de si para encerrar a rodada em primeiro lugar. Sem fazer a parte que lhe cabia, o tricolor paulista e viu o Grêmio de Porto Alegre conquistar a terceira vitória seguida pela primeira vez no Brasileirão 2011, graças ao gol de Douglas aos 19 minutos do segundo tempo, Estádio Olímpico. Com a derrota por 1 a 0, a equipe de Adilson Batista termina a rodada com 41 pontos, a dois pontos do Timão, em terceiro lugar na tabela.

“A gente já sabia que iria encontrar essa dificuldade, que todos os times iam melhorar. É que nós estávamos em um nível muito alto no começo. Mesmo que continuasse daquele jeito, com os outros melhorando, não seria suficiente. Endureceu o campeonato. Hoje o sofrimento é maior, todos pegaram confiança”, resumiu o corintiano Alex, analisando a conjunção de resultados da rodada.

Embora tenha se afastado da briga pela liderança, o Flamengo tinha na recente rodada uma questão de vida ou morte. Uma vitória colocaria o time de Vanderlei Luxemburgo novamente perto do pelotão de elite, e uma derrota poderia significar um mergulho na crise que ronda a Gávea. Último time a perder a invencibilidade no Brasileirão, o Fla agora parece não conseguir reencontrar o caminho da vitória: em Macaé, onde ainda não havia sido derrotado, o time carioca caiu diante do Atlético Paranaense por 2 a 1 (Heracles e Guerrón marcaram para os visitantes, enquanto Wellinton descontou) e chegou ao oitavo jogo sem triunfos.