Governo anuncia redução de IPI e aumento do índice de peças nacionais para os automóveis

Desacelerando o IPI – Com os estoques de automóveis elevados, a ordem nas concessionárias é fazer promoções. Há descontos em lojas de até R$ 7 mil no preço de automóveis. Inclusive mais baixos dos observados à época em que o governo reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Ainda nesta semana, o governo anunciará a redução do IPI até julho de 2016 para estimular o desenvolvimento da indústria automobilística.

A novidade a reboque é que o incentivo estará atrelado a um maior número de componentes nacionais nas unidades de automóveis das montadoras. A redução no imposto será válida desde automóveis até caminhões. Os reajustes ficarão definidos em reunião na tarde desta quinta-feira (15), no Ministério da Fazenda. Depois os índices de reajustes serão submetidos à Casa Civil. A promessa é de que até sexta-feira (16) as pendências sejam equacionadas.

Segundo uma fonte ligada à equipe econômica, o Ministério da Fazenda e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estão travando uma queda de braço para se estabelecer os índices de redução. Na noite de quarta-feira (14), a reunião entre as partes não chegou a um consenso. Espera-se que também o nível de nacionalização das peças fique definido durante o encontro. Pela manhã, representantes da Anfavea reuniram-se com técnicos do Ministério da Fazenda para aparar as arestas. O processo completou quatro meses e a expectativa é que haja algum avanço nas medidas.

Entretanto, o governo já mandou o recado de que a redução não tem o objetivo de minimizar os preços. Trata-se de uma alternativa para incentivar a produção, que traz embutido um impulso ao setor de autopeças.