Corinthians sai na frente, mas vitória do Santos FC troca liderança do Campeonato Brasileiro

(Foto: Getty Images)
Artilharia – O equilíbrio ainda é marcante no topo da tabela, especialmente com a troca de guarda ocorrida no final de semana. Depois de ocupar a primeira posição por oito rodadas consecutivas, o Corinthians caiu de uma vez para o terceiro lugar, atrás do Vasco da Gama, o novo líder, e do São Paulo, o vice.

Por outro lado, com a perda de rendimento de Flamengo e Palmeiras, que não vencem há, respectivamente, nove e cinco jogos, essa disputa pelo título começa a se afunilar entre esses três primeiros colocados e o Botafogo, o quarto, que ainda tem um jogo a menos para cumprir.

Em um Pacaembu ensolarado, o Corinthians começou com tudo e abriu o placar aos 12 minutos, com Liedson, defendendo a sua primeira colocação. Em ótimo clássico, porém, com chances para ambos os lados, o Santos Futebol Clube conseguiu a virada com gol de Henrique, Borges e Alan Kardec, comemorando no estádio paulistano diante do rival, pela primeira vez desde 2006.

O técnico Tite viu, desta forma, seu time ser desbancado da liderança pela primeira vez desde a 15ª jornada, quando o Flamengo havia alcançado a ponta, mas com um jogo a mais. Além disso, a equipe ainda passou um susto quando o meia Alex precisou sair de campo de ambulância após bater a cabeça no joelho do lateral Danilo – depois de ser examinado desalmadamente, nenhuma contusão foi constatada.

Do lado santista, Borges chegou ao 17º gol no Brasileirão, liderando a artilharia com vantagem confortável sobre Leandro Damião, que tem 13. A equipe de Muricy Ramalho, que não pode ser subestimada, subiu para o 11º lugar, com 32 pontos, mas duas partidas a menos, ainda espreitando o troféu.