Frente em defesa do Voto Aberto será lançada para que PEC entre na pauta de votação da Câmara

Voto aberto já – A Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto será lançada na terça-feira (20), às 16 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O voto aberto possui ao menos a aprovação de 191 deputados. O principal objetivo da iniciativa é fazer com que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o voto aberto no parlamento seja inserida na pauta de votações.

“A população tem o direito de saber como vota o seu parlamentar em relação a todas as matérias. Em nome do interesse público, da democracia, da transparência e do respeito à cidadania brasileira, não dá mais para prorrogar essa votação”, destaca o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), organizador da Frente. Desde 2006 a PEC aguarda ou é esquecida para ser votada. À época, fora aprovada em primeiro turno.

Estarão presentes ao lançamento representantes integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outros

O voto secreto no parlamento teve o intuito de proteger os deputados e senadores na fase da ditadura militar. Resguardar o parlamentar que poderia votar com maior liberdade. Hoje, em tempo de transparência, não cabe tal instrumento antidemocrático.