Patrício entra na briga pelo Tribunal de Conta do DF, disputa que já tem dois deputados distritais

Duas aposentadorias – Entrou na corrida por uma vaga no Tribunal de Contas do Distrito Federal o presidente da Câmara Legislativa, deputado Cabo Patrício. Não começou a pedir votos, nem admite formalmente a candidatura. Mas o Palácio do Buriti já tomou conhecimento da ideia, informa o jornalista Eduardo Brito, da coluna “Do alto da torre”.

Esse, aliás, tem tudo para se tornar mais um ponto do contencioso entre o Buriti e o presidente. Dois outros distritais disputam abertamente a próxima vaga de conselheiro. Rôney Nemer conta com mais tempo de Câmara e relações amenas com os colegas. Mas Wasny de Roure também pede voto. A questão é saber por quem se inclinará o Buriti, caso Patrício entre na parada.

Outra questão é saber como se preencherão as vagas. Só haverá aposentadoria de conselheiro no segundo semestre de 2012, quando deverão sair Marli Vignadeli e Ronaldo Costa Couto. Existe uma polêmica, porém, a respeito do critério de preenchimento dessas vagas. Prevalece no tribunal a tese de que nenhuma das duas cabe à Câmara Legislativa. A única outra possibilidade é a substituição do conselheiro Domingos Lamoglia, afastado desde que apareceu na videoteca do ex-secretário Durval Barbosa. No caso, não há dúvida, a vaga seria da Câmara. Mas só se abrirá se houver sentença judicial nesse sentido.