Último compromisso – Campeã da última edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, a seleção brasileira voltou a comprovar a supremacia regional ao conquistar no último domingo (18) o título da Copa América na Argentina ao derrotar a dona da casa por 5 a 1, erguendo assim o nono troféu continental em dez disputas.
O Paraguai, que com quatro presenças é o terceiro país sul-americano com mais participações na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, completou o pódio após superar a surpreendente Colômbia por 3 a 1 na decisão do terceiro lugar. O torneio foi o último grande compromisso das seleções sul-americanas antes das eliminatórias para o Mundial de 2012, que serão disputadas em abril do ano que vem e valerão quatro vagas.
Entre os que ficaram de fora das semifinais, o Uruguai segue sendo um rival de respeito. A Celeste, que disputou três das quatro últimas edições do Mundial, decepcionou ao perder pelo escore mínimo diante do Paraguai e ao empatar com a Colômbia e não pôde repetir o vice-campeonato de 2008. Mesmo assim, tem material humano para entrar na briga por um lugar na próxima Copa do Mundo de Futsal da FIFA.