Comissão de Tributação faz sabatina nesta terça para deputados candidatos a ministro do TCU

Briga nos bastidores – Ser deputado federal é muito bom, mas ser ministro do Tribunal de Contas da União é ainda melhor. O salário é o mesmo, R$ 27 mil, mas o cargo é vitalício. Além disso, não é preciso renovar o mandato a cada quatro anos. A Câmara dos Deputados vai escolher entre alguns dos seus 513 membros ou um funcionário de carreira do Tribunal, mais um ministro para a Corte.

Os candidatos são muitos, mas apenas dois têm mais chances: Ana Arraes (PSB-PE), mãe do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), e Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ex-presidente da Câmara. A vaga será aberta com a aposentadoria do ex-presidente do TCU Ubiratan Aguiar. A eleição está sendo vista como uma nova batalha entre deputados que defendem o governo e a bancada da oposição.

Nesta terça-feira (20), às 14 horas, todos os candidatos serão ouvidos na Comissão de Finanças e Tributação. A sabatina será uma oportunidade para que os deputados possam conhecer as ideias de cada dos candidatos ao TCU. A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) será a relatora dessas indicações.

A eleição, marcada para quarta-feira (21), às 9 horas, em sessão extraordinária do Plenário, terá votação secreta e a escolha se dará por maioria simples, ou seja, quem tiver mais votos ganha. Não haverá segundo turno. Pela primeira vez uma mulher tem chances concretas de ocupar uma vaga no TCU, desde a redemocratização do País. Ela é favorita. O nome escolhido segue para votação no Senado.

Em reunião na última terça-feira (13), o PMDB decidiu fechar questão em torno de Átila Lins (PMDB-AM. A deliberação – por aclamação dos presentes – cerca de 25 deputados num total de 80, menos de 1/3 da bancada, foi anunciada pelo líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que afirmou que “o PMDB dará todos os 80 votos para a candidatura de Átila Lins, que é uma candidatura do partido”, disse.

O PMDB perderá de 15 a 20 votos para Aldo Rebelo (PcdoB-SP), que tem o apoio formal da pluripartidária bancada ruralista: “Votação secreta não tem como impedir a traição”, disse a peemedebista Rose de Freitas (ES).

Jovair Arantes, líder da bancada do PTB, desistiu de concorrer. Anunciou há duas semanas que dará apoio à deputada pernambucana Ana Arraes, mas parte dos petebistas poderá votar em Aldo Rebelo. Como o ucho.info informou no último dia 14, a desistência de Jovair tem raízes que nascem no governo goiano de Marcondes Perillo (PSDB) e acaba no Palácio do Planalto.

No total são oito candidatos à vaga: Rosendo Severo, funcionário de carreira do próprio tribunal; a deputada Ana Arraes (PSB-PE) e os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Átila Lins (PMDB-AM), Damião Feliciano (PDT-PB), Milton Monti (PR-SP), Sérgio Brito (PSC-BA) e Vilson Covatti (PP-RS). Com informações das agências “Congresso” e “Câmara”.