Deputado da oposição quer derrubar aumento de 30 pontos percentuais do imposto sobre carros importados

Proteção artificial – O deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) apresentou Projeto de Decreto Legislativo para revogar o decreto do governo federal que regulamenta o aumento em 30 pontos percentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados.

“A medida é um duro golpe no consumidor motivado pelo lobby da indústria automobilística. O governo adotou uma postura intervencionista, prejudicando principalmente a classe média que vai comprar carro mais caro”, disse, justificando sua iniciativa.

Para o deputado, o argumento do governo de proteção à indústria nacional frente à crise internacional e à concorrência dos importados nada mais é do que proteção artificial e intervencionismo indevido.

Mendonça Filho argumenta que a despeito dos importados representarem uma pequena parcela no total das vendas de carros no Brasil, os veículos estrangeiros vinham estabelecendo parâmetros de preço e qualidade que forçavam a indústria nacional a praticar margens menores e melhorar a qualidade.

“Os preços de carros no Brasil são um dos mais altos do mundo. Mesmo quando se exclui a carga tributária, as margens no País ainda figuram entre as mais caras”, afirmou. O deputado, e ex-governador de Pernambuco, lembra que o preço daqui “é 130% superior ao praticado nos Estados Unidos, 94% no México e 74% na Argentina”, diz.

O parlamentar alerta ainda para o fato de que a reserva de mercado – a exemplo da informática no passado – só trouxe prejuízo para o consumidor e atrasou o desenvolvimento do País. As informações são da agência “Política Real”.