Festa em Santa Catarina mostra o folclore, a gastronomia e a religiosidade da cultura açoriana

(Foto: Mauri de Oliveira)
Municípios – A cidade de Sombrio, no sul catarinense, foi escolhida para sediar a 18ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que acontece nesta semana, entre os dias 23 e 25 (de sexta-feira a domingo). Apresentações folclóricas, shows musicais, exposições, mostra de vídeos, lançamentos de livros, oficinas e comida típica estão entre as atrações do evento, que a cada ano acontece num município diferente do litoral de Santa Catarina.

O objetivo do AÇOR é mostrar o que há de mais autêntico e original no folclore, no artesanato, nas danças, na gastronomia e na religiosidade das comunidades em que estão presentes o legado e a cultura de base açoriana no Estado.

Sob um grande pavilhão, 34 municípios e instituições vão apresentar e comercializar em estandes culturais o seu artesanato de referência regional açoriana. Um dos pontos altos da programação será a missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, às 9h de domingo, na igreja Santo Antônio, centro de Sombrio, com a participação de seis cantorias e 15 bandeiras do Divino de diferentes municípios litorâneos. As informações são da “Agecom”.