FIFA promete regulamentar relação entre jogadores e empresários para melhorar transparência

Erros jurídicos – A FIFA estuda a possibilidade de introduzir um teto máximo às comissões cobradas pelos empresários de jogadores nas transferências, com objetivo de aumentar a transparência das transações, informou nesta quarta-feira (21) um alto funcionário da organização. A agência “Efe” explicou que a entidade também prevê que os clubes sejam obrigados a tornar públicas os valores exatos recebidos em cada negociação, segundo o diretor de assuntos jurídicos da FIFA, Marco Villiger, em entrevista coletiva concedida em Bruxelas.

A medida faz parte de um debate atual constituído pelo organismo presidido pelo suíço Joseph Blatter para propor uma reforma das regras referentes à ação de empresários no mundo do futebol. A federação decidiu rever as normas vigentes após constatar uma série de “erros judiciais do sistema”, como o aumento de agentes sem licença oficial. Atualmente, apenas 30% das transferências internacionais são realizadas com empresários registrados, segundo dados da FIFA.

De acordo com Villiger, a falta de regulamentação sobre os intermediários provoca pressão e muitos abusos sobre os atletas, além de um custo elevado para os clubes, que poderiam economizar grandes valores em comissões e revertê-las em melhorias na situação do futebol ou dos jogadores. Entre as propostas em debate pelo grupo de trabalho da FIFA está a introdução de uma proporção máxima de comissões os agentes que poderiam cobrar pelas transferências, que seriam entre 2 e 3% do custo da contratação ou em US$ 2 milhões, afirmou o dirigente.