Médico do Senado Federal não acompanha senador infartado em ambulância até o Incor de Brasília

Como serviço público – O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) deve ter alta neste final de semana do Hospital Fundação Zerbini Incor, em Brasília. Ele se recupera da implantação de uma prótese “stent” em uma veia coronária, através de angioplastia. Se o estado de saúde do senador nesta manhã surpreendeu a equipe médica, ontem o caso poderia ter provocado outras consequências.

Casildo foi levado ao serviço médico do Senado Federal na quarta-feira (21) pelos assessores de gabinete, após reclamar de dores no peito. No local foi realizado um eletrocardiograma, que confirmou alterações no batimento do coração.

Apesar de o caso inspirar cuidados, o médico de plantão, que naquele momento era um cardiologista, achou melhor ficar no seu local de trabalho e não acompanhar o senador na ambulância, como seria mais prudente. No trajeto entre o Senado e o Incor, o estado de saúde do parlamentar agravou-se bastante.

Casildo Maldaner chegou enfartado no hospital, como constatou a emergência da unidade médica. No Incor, ele foi submetido a mais um eletrocardiograma, que confirmou o ataque do coração. No processo realizado imediatamente após a chegada, foi desobstruída a artéria e colocado a prótese.

É sempre conveniente lembrar que o Senado dispõe de um corpo médico e de enfermagem invejável, cujos profissionais fazem parte do quadro permanente de servidores que estão à disposição para atender não só aos senadores, como qualquer funcionário ou visitante da Casa legislativa.

Há duas semanas, um dos sete irmãos do senador, Carmelito Maldaner, morreu por conta de um infarto. Na assessoria de Casildo informou-se que o parlamentar não tem tendência à doença, porque não fuma, não tem colesterol alto e faz exercícios físicos regulares, como caminhada e corridas de pequeno percurso. Por estar com a saúde em ordem é que sua recuperação está sendo rápida.